segunda-feira, 30 de março de 2015

Prioridades da Escola Municipal de Ensino Fundamental." Prof. Pérsio Scatena Garcia"


Sendo esta Unidade Escolar inserida em um bairro predominantemente carente, que enfrenta no seu cotidiano as drogas e seus efeitos, cabe a nós termos como uma de nossas prioridades,  fazer de nosso grupo discente cidadãos autônomos, capazes não só de criar suas próprias histórias, mas, sim fazer parte das transformações necessárias para uma vida melhor... Para um futuro melhor!
Para que a missão desta Unidade Escolar seja realidade na vida de nossos alunos, cabe a nós equipe da EMEF( Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor “Pérsio Scatena Garcia”, zelar pela integridade de todo grupo discente.
A partir desta premissa reunimos toda comunidade escolar e passamos a conscientizar os pais sobre o quão é importante à responsabilidade dos mesmos perante a vida escolar de seus filhos. Passamos a falar da afetividade, carinho, respeito, responsabilidade e a partir daí comentou-se sobre as Leis, os direitos, os deveres e a responsabilidade da família, de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), artigo 53; a CF(Constituição Federal de 1988), artigo 205 e a LDB (lei de Diretrizes e Bases), Lei 9394/96, artigo 2º. Leis estas que determinam em seus artigos, a responsabilidade do Estado e dos pais perante a educação de seus filhos.
A educação precisa de respostas. Na  pauta da reunião constava  se eles, os pais, são participativos na vida escolar de seus filhos, se acompanham a educação e o ensino-aprendizagem dos mesmos. Foram prazerosas as respostas, o diálogo e assim, conseguimos tocar os pais, pois temos uma boa turma participativa, temos mães que ministram aulas nos primeiros anos, para melhor integração escola-família – projeto gratificante. Logo após passamos um vídeo sobre o tema. E concluímos explicando que esta dedicação para com os filhos, é uma semente que dará frutos futuramente, podendo mudar a realidade do bairro.
A EMEF. Professor Pérsio Scatena Garcia, se preocupa constantemente com a realidade do grupo discente e é prioridade também o ensino aprendizagem dos mesmos e, para que isso aconteça, é realizado projeto, para inovar a recuperação dos alunos que se encontram defasados, elaboramos a recuperação em período diverso, sendo ela contínua, constante e paralela. Cabe à equipe diretiva criar condições para que o atendimento personalizado destes alunos seja uma realidade, que os mesmos sejam valorizados e que prevaleça o incentivo ao estudo e resgate da autoestima, pois de acordo com a Proposta Curricular, os princípios centrais são: a escola que aprende, o currículo como espaço de cultura, as competências como eixo de aprendizagem, a prioridade da competência da leitura e da escrita,a articulação da competência e as habilidades para aprender e a contextualização no mundo do trabalho.
Por último, esta Unidade Escolar tem por prioridade os princípios básicos da avaliação, pois estamos diante de um estado avaliador. Na Proposta Pedagógica, no Regimento, planejamento de cada professor a avaliação esta presente. Duas modalidades complementares de avaliação são propostas: a interna e a externa.
Na avaliação interna, além da avaliação institucional, que é realizada através de procedimentos internos e externos, objetivando a análise, orientação e correção, quando for o caso, dos procedimentos pedagógicos, administrativos e financeiros da escola; temos ainda, a avaliação que o grupo docente faz do desempenho do grupo discente, durante todo o processo ensino-aprendizagem, sendo a mesma contínua, diagnóstica e sistemática. O acompanhamento e o controle comprovam o resultado do trabalho, evidenciam os erros, as dificuldades, os acertos em relação ao que foi planejado. Mediante esta análise, são aplicadas as intervenções necessárias.
A avaliação externa é aquela realizada pelo sistema em que a escola esta inserida. A Unidade escolar participa da Provinha Brasil, ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização, SARESP – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, Prova Brasil que mede o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que se constitui no indicador de maior evidência, no momento, uma vez que combina resultados de testes padronizados e informações sobre o rendimento escolar. Estas avaliações têm por objetivo oferecer indicadores aos educadores, para o acompanhamento das metas a serem atingidas pelas escolas, em relação à evolução da qualidade das aprendizagens por meio das avaliações do desenvolvimento das competências e habilidades do grupo discente. Esses resultados vão permitir retomadas muito significativas do enfoque de seus trabalhos cotidianos, uma vez que a correta compreensão dos erros e acertos dos alunos permite uma reflexão sobre as intervenções a serem realizadas. Vale ressaltar que o gestor é o articulador dessa reflexão e para tanto é preciso estar atento para realizar as intervenções necessárias, estando sempre pronto para apoiar seu grupo docente nas tomadas de decisões, sempre tendo como foco a melhoria da aprendizagem dos alunos. Os resultados são utilizados nas reformulações das ações, planos e projetos e na formulação de novos planos de ações.
 Para que ocorra, com qualidade, estas tomadas de decisões perante as avaliações, a unidade escolar realiza reunião com os pais dos alunos de terceiro e quintos anos para conscientização dos mesmos sobre a importância destas avaliações. Na reunião é abordado o tema “Avaliações Externas”, e depois de muito explorado passamos a explicar aos pais que a unidade escolar desenvolverá  o projeto “Preparando para o Futuro”, por todo ano letivo.
A direção deixa claro aos pais que a preocupação é manter o índice já alcançado pela Unidade Escolar – 6,2(seis e dois décimos). Foi esclarecida, também a importância desta nota para o município e acima de tudo, para os próprios alunos, pois isso indica que estamos diante de uma educação de qualidade, portanto temos não só que manter mais subir este índice.
Para tanto foi desenvolvido este projeto, “Preparando para o Futuro”, que estará preparando o grupo discente para as avaliações.
Em período diverso, ocorrerão aulas onde serão estudados os descritores referentes a estas avaliações, ficando responsáveis dois professores para língua Portuguesa, com duas frentes recuperação de alunos defasados e outra que irá aprofundar ainda mais os estudos já realizados. Na disciplina de matemática a gestora da unidade ministrará aulas aos quintos anos. Para que ocorra dentro dos parâmetros, a equipe diretiva, corpo discente, funcionários, pais, enfim toda comunidade escolar estará envolvida neste projeto. Os alunos ficarão em período integral na escola, a qual se responsabilizará pelos mesmos amparando-os, quanto à alimentação com lanches e almoço. Também será dado ênfase ao psicológico dos mesmos, através de rodas de conversa, vídeos e atividades.
Depois de todos os pais concordarem e ouvirmos as reivindicações quanto a horário de saída dos alunos foi entregue as autorizações para que todos assinassem. Passamos então a conscientizá-los sobre a importância de os mesmos cuidarem para que seus filhos não faltem às aulas, pois a falta acarreta a defasagem no ensino-aprendizagem.
Por sua natureza, a gestão de resultados corresponde a um desdobramento de monitoramento e avaliação, com foco específico diretamente nos resultados de desempenho da escola, resultantes da aprendizagem dos alunos. Tendo em vista que o papel da escola é promover a aprendizagem e formação de seus alunos, cabe, portanto destacar este foco.
Portanto as prioridades estão interligadas, pois se trata de uma escola formadora de cidadãos atuantes, com autonomia e para que ocorra todo esse processo, com qualidade, cabe ao gestor desenvolver uma gestão democrática, cuidando do ambiente educativo, da prática pedagógica, das avaliações internas e externas, do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, da formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, do ambiente físico escolar, do acesso e permanência dos alunos na escola.

Referências Bibliográficas
LIBÂNEO José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira, TOSCHI Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, 2009, P. 355-378.
LUCK Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências, 2008, P. 55-68.

            Gestão do Currículo na Escola - Caderno do Gestor – Vol. 1, 2010

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